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Chegou a hora de escolher uma nova plataforma de e-commerce?

Identificar se mudar de plataforma é uma necessidade para a sua loja virtual é desafiador. Se essa pergunta está na sua cabeça, confira o post completo.

Redação

Redação

Está começando a ter dúvidas se a plataforma que você escolheu inicialmente para a sua loja virtual é a ideal? Pode ser também que ela tenha sido uma ótima opção no início do seu negócio, mas hoje já não entregue tudo o que você deseja.

Mudar de plataforma pode ser uma decisão difícil de ser tomada e, principalmente de sair do papel. Mas será que essa é uma real necessidade para a sua loja virtual?

Existem algumas limitações que podem interferir nos planos e objetivos que você tem para a sua marca. Para entender se existe uma exigência de mudar de plataforma e qual o momento ideal para esse passo, existem alguns pontos que devem funcionar como sinais de alerta.

Pare para analisar se a plataforma que você utiliza atualmente:

1. Não oferece integrações que você quer

Já aconteceu mais de uma vez de você querer implementar alguma novidade na sua loja virtual ou usar alguma ferramenta interessante e se dar conta de que plataforma que você utiliza para a sua loja virtual não oferece essas possibilidades?

Integrações com outras ferramentas são essenciais para diferentes áreas do seu negócio: atendimento ao cliente com chats online, para o marketing com integrações como Instagram Shopping, Facebook Anúncios Dinâmico e Google Shopping, para monitoramento de resultados com o Google Analytics…

Nesse ponto vale prestar atenção também se a plataforma que você utiliza atualmente se preocupa em atender às solicitações dos lojistas e acompanhar as novidades de mercado, para que a sua loja virtual se mantenha sempre atualizada.

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2. Tem limitações de pageviews e de número de produtos

Algumas plataformas restringem a quantidade de visualizações de página ou o número de produtos que podem ser cadastrado na sua loja virtual, de acordo com o plano escolhido e pago pelo lojista.

Se você se deparou com alguma dessas limitações, pode ser interessante fazer os cálculos e avaliar contratar um plano superior ou buscar por uma plataforma que não imponha esse tipo de limitação.

Afinal, você não quer que sua loja pare de crescer por um detalhe como esse, certo?

3. Não oferece nenhum tipo de suporte

Quando falamos de hospedagem de loja virtual, estamos falando de tecnologia. Portanto, dúvidas e erros são suscetíveis.

Quando você tem alguma dúvida, encontra facilmente um canal, fórum ou central de ajuda que te oriente? Ou ainda quando algum erro acontece na sua loja, consegue abrir um diálogo com a plataforma e solicitar suporte de uma equipe técnica que resolva o problema?

Quanto mais a sua loja crescer, mais necessário será esse tipo de vínculo com a plataforma. E não contar com um suporte adequado pode fazer com que você perca tempo tentando entender como a plataforma funciona e tendo que lidar com problemas técnicos. Por isso, contar com um plataforma que têm uma equipe especializada por trás do funcionamento das lojas online faz toda a diferença.

4. Apresenta problemas de segurança ou estabilidade

A medida que a sua marca vai crescendo é esperado que aumentem os números de visitantes e clientes. Isso pode gerar instabilidade em plataformas que não estão preparadas para lidar com altos volumes de acessos e de transações comerciais.

Se o e-commerce começa a apresentar falhas como navegação lenta ou até mesmo deixar a sua loja fora do ar com frequência, isso com certeza será um problema. Afinal, um visitante que não conhece sua loja pode simplesmente nunca voltar e você pode perder vendas importantes com esse tipo de problema.

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5. Não é integrada com o gateway de pagamento que você deseja

Você quer trabalhar com algum gateway específico, um grande player desse mercado (como Wirecard, PayPal, PagSeguro e Mercado Pago) ou oferecer uma nova opção de pagamento para o seu cliente? Se essa é uma decisão importante para a sua loja e a plataforma não possui a integração que você quer, não existe muito para onde fugir a não ser considerar uma plataforma que ofereça.

A migração de uma plataforma para outra pode ser trabalhosa, mas não impossível. Além disso, os pontos listados aqui são importantes e impactam diretamente no crescimento do seu negócio e empurrar essa decisão e ação com a barriga pode ser pior.

Se identificou com um ou mais pontos que levantamos aqui nesse post? Esse pode ser um indicativo de que é o momento de pesquisar o que as plataformas disponíveis no mercado estão oferecendo como diferencial.

Tem receio de migrar para outra plataforma? Entenda melhor como esse processo funciona:

Quais os desafios ao migrar para uma nova plataforma de e-commerce?