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Campanha de promoção nas redes sociais: o que fazer antes, durante e depois

Você pode fazer muito pela divulgação da sua loja virtual com uma campanha! Fazer uma campanha de mídias sociais é um ótimo jeito de chamar a atenção das pessoas para a sua loja

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Você pode fazer muito pela divulgação da sua loja virtual com uma campanha!

Fazer uma campanha de mídias sociais é um ótimo jeito de chamar a atenção das pessoas para a sua loja virtual e converter mais visitantes em clientes. Não é a mesma coisa que fazer um plano de conteúdo para as mídias sociais – embora o plano ajude a nortear o que você vai fazer na campanha. Uma campanha começa bem antes de postar alguma coisa no Facebook e termina bem depois. Por isso é tão importante pensar direito em como você vai promover sua loja virtual nas redes (ditas) sociais. Para te ajudar, baseados nesse post, fizemos um guia e uma checklist com o que é preciso fazer antes, durante e depois da sua campanha nas mídias sociais.

O que fazer antes de uma campanha de mídias sociais

Não por acaso, essa é uma das partes mais difíceis e que mais requer planejamento da sua campanha. O que você decidir aqui pode ser responsável pelo sucesso (ou fracasso) da operação toda.

Mas, ó, não queremos parecer super fatalistas aqui. Não falamos isso para te desencorajar de fazer qualquer coisa (porque oh, muito difícil); antes, nosso interesse é dar aquele conselho de ancião experiente (tipo um Mestre dos Magos). O ponto mais importante dessa fase de planejamento é que você precisa estabelecer quais são seus objetivos. Sabendo onde você quer chegar, vai ficar mais fácil estabelecer um caminho. E os objetivos nem precisam ser muito *ousados. *“Conseguir mais 30 vendas”, por exemplo, já é algo que norteia seu trabalho durante a campanha (e permite avaliar se ela foi bem-sucedida ou não). Além do objetivo, você deve estabelecer um cronograma para a campanha, com datas e horários nos quais vai mandar as mensagens ou postar conteúdo nas redes sociais escolhidas. Se você for utilizar uma hashtag especial para a campanha ou resolver mudar as imagens da sua fanpage e do twitter, por exemplo, com algo relacionado à promoção, é preciso resolver e providenciar isso com alguma antecedência.

Por último (mas não menos importante), tenha em mente **quem é seu público-alvo **e quais redes sociais você vai utilizar nessa campanha, para atingir essas pessoas exatamente onde elas estão (isso vai te ajudar, também, a estabelecer um tom e uma linguagem específica para as postagens). Defina também se vai pagar por promoção em alguma das redes sociais (no Facebook, por exemplo, isso se tornou bem necessário), e **quanto está disposto a investir **na campanha.

Durante uma campanha de mídias sociais (ou ‘quando o bicho tá pegando’)

Depois de espalhar a alegria, é hora de monitorar e engajar os participantes da sua campanha de mídias sociais. Prepare-se para ficar surfando a web durante esse período para garantir que nada dá errado – landing page que quebra, estoque que acaba etc. etc. Com o monitoramento adequado, é possível resolver qualquer problema muito mais rápido (e garantir que tudo corre como o esperado).

Nesse momento, analisar os dados (através do Analytics, por exemplo) é imprescindível. Isso te permite mudar o rumo de qualquer coisa, baseado nos objetivos que foram determinados lá no começo, para obter maior efetividade da campanha. Aqui, é preciso curtir bastante essa parte de análise e tomada de decisões – que, como sempre ressaltamos, às vezes funciona na tentativa e erro mesmo (mas faz com que você tenha resultados espetaculares!).

Esse também é um bom momento para ficar mais próximo dos seus clientes – sempre falamos por aqui que sua marca precisa se diferenciar no atendimento e nas relações mais humanas e amigáveis com as pessoas, e esse é um ótimo momento para fazer clientes amigos. Interaja com as pessoas que estão participando da campanha, respondendo tanto aos comentários positivos quanto aos negativos (é importante investigar mais se algo não está indo bem!).

O que fazer depois da campanha de mídias sociais

Bom, você não teve todo esse trabalho para nada, certo? Agora, é hora de avaliar e ver se o resultado obtido alcançou as metas que foram estabelecidas. Mais do que isso, o pós-campanha é um período em que você precisa planejar as próximas ações – o que fazer com todos os leads que efetuaram compras para mantê-los como clientes fiéis?

Mais do que isso, este também é um período importante de avaliação da campanha como um todo. Mesmo que tudo tenha corrido como o esperado, saber exatamente o que funcionou é importante para repetir as fórmulas de sucesso (ou aprimorá-las).

Quer um resumo de tudo?

Um checklist maroto com as ações principais de uma campanha de marketing nas redes sociais:

Antes

– Escolher os objetivos

– Estabelecer um cronograma

– Ter a estratégia de promoção bem definida

– Determinar o público-alvo

– Escolher uma hashtag para a campanha

– Configurar as métricas

– Estabelecer quais serão as redes sociais utilizadas

Durante

– Monitorar possíveis problemas (e resolvê-los)

– Verificar como está a interação dos usuários

– Utilizar o Analytics para medir as KPIs

– Ajustar a campanha (se necessário)

– Engajar os participantes

Depois

– Estabelecer ações para os leads e compradores da campanha

– Reunir todas as métricas

– Fazer uma análise da campanha como um todo

– Apresentar os resultados para o time