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Calendário Comercial 2017

É hora de começar a preparar seu e-commerce para as datas comerciais mais importantes do ano. Antes de pegar a estrada, o procedimento básico: abastecimento de combustível, checagem da bagagem e das paradas

Keslen Deléo

Keslen Deléo

É hora de começar a preparar seu e-commerce para as datas comerciais mais importantes do ano.

Antes de pegar a estrada, o procedimento básico: abastecimento de combustível, checagem da bagagem e das paradas que serão feitas pelo caminho. Em qual quilômetro fica aquele hotelzinho legal para passar a noite? E a loja de conveniência para repôr os lanches de emergência?

Assim como em uma longa viagem de carro, planejar um e-commerce também requer conhecer as paradas pelo caminho. Saber quais são os grandes momentos comerciais do ano – aqueles nos quais é preciso pausar a rotina normal e criar novos atrativos – evita que sejamos pegos de surpresa e facilita o planejamento de ações de sucesso. Confira o calendário comercial de 2017 e as dicas da minestore para surpreender seu cliente em cada uma dessas paradas:

JANEIRO

30/01 – Dia da Saudade

A primeira data comercial do ano tem tudo a ver com as lojas virtuais. No Dia da Saudade vale fazer uma brincadeira chamando o consumidor para relembrar daquele carrinho abandonado no site: o email de remarketing funciona para 46% dos consumidores, que de fato concluem a compra quando são contatados. Ofereça benefícios especiais em comemoração à data: pode ser frete grátis, desconto nas peças ou condições exclusivas de pagamento.

O Dia da Saudade é também uma oportunidade de entrar em contato com clientes inativos e mostrar o quanto sua loja sente a falta deles! Para reconquistar quem já não visita seu site há algum tempo, envie promoções, brindes ou cupons de desconto, sempre mencionando a importância dos consumidores para a trajetória da sua marca.

FEVEREIRO

14/02 – Valentine’s Day

O amor está no ar em fevereiro! O Valentine’s Day é a data de comemoração do dia dos namorados em diversos países do mundo e tem ganhado cada vez mais atenção no Brasil. A grande vantagem do Valentine’s Day é que ele funciona para praticamente qualquer e-commerce: pense em promoções criativas e selecione alguns de seus produtos para uma categoria de recomendação de presentes. Encomendar embalagens personalizadas ou cartões com mensagens também é uma opção, se a cara do seu e-commerce for essa.

28/02 – Carnaval

Antes de curtir os desfiles da Salgueiro e da Beija-Flor, tenha certeza de que está tudo em ordem com o seu e-commerce. Existe uma possibilidade de sua equipe estar reduzida nesta data; se esse for o caso, organize-se para não deixar o nível de atendimento cair durante o feriado.

Tenha em mente também que a logística muitas vezes precisa ser pensada de forma diferente, já que os serviços de entrega podem estar com o funcionamento congelado. Alerte seus consumidores de que os prazos de entrega podem variar durante o Carnaval para evitar reclamações e desentendimentos.

MARÇO

08/03 – Dia Internacional da Mulher

Crie campanhas direcionadas ao público feminino com promoções especiais para esta data. Use sua base de contatos para enviar emails marketing incentivando as mulheres a presentearem a si mesmas e opte por uma linguagem bem pessoal na comunicação.

15/03 – Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é um grande evento nacional recheado de promoções e descontos. Ele já está no calendário de quase todas as lojas físicas e virtuais, e por isso não pode passar em branco para você também. Como os descontos nesta data chegam até a 70%, é preciso começar a se planejar com no mínimo um mês de antecedência para não sair no prejuízo.

**ABRIL **

28/04 – Dia do Frete Grátis

Como o nome já deixa claro, essa data tem o objetivo de alavancar as vendas online com a oferta do frete grátis. O frete é uma das grandes barreiras na hora de convencer o consumidor a comprar produtos pela internet, portanto esse dia é uma grande oportunidade para atrair novos clientes e aumentar o volume de vendas.

Para não correr o risco de sair no prejuízo, procure fazer parcerias antecipadas com transportadoras ou segmente a promoção para frete grátis acima de determinado valor, produtos selecionados, etc.

MAIO

14/05 – Dia das Mães

Todos os anos, o Dia das Mães é responsável por uma das maiores explosões de faturamento no mercado comercial. Para se destacar em meio a tanta promoção, faça um plano inteligente que acerte em cheio o alvo principal: divulgue os produtos femininos com maior taxa de procura no site e invista na experiência de compra no seu e-commerce. Ofereça pacotes de produtos, sorteios, concursos culturais e capriche no atendimento.

JUNHO

12/06 – Dia dos Namorados

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados é um grande catalisador de vendas para lojas online. Esse é o momento para cuidar de todos os detalhes e encher seu e-commerce de frufrus: oferecer uma embalagem personalizada com mensagem, adicionar um brinde na hora da entrega ou mesmo oferecer um botão de compartilhamento, para que seja possível dar sugestões do que gostaria de ganhar.

**JULHO **

20/07 – Dia do Amigo

Ainda que o Dia do Amigo não seja uma data com potencial para a troca de presentes, vale a pena investir em campanhas que fortaleçam a imagem da sua marca na mente do consumidor. Uma ideia bem legal para esta data é a “Indique um Amigo”, onde o cliente é convidado a enviar um cupom de desconto para alguém em homenagem ao dia.

E porque não sugerir também compras compartilhadas? Oferecer descontos especiais para amigos que fizerem os pedidos no mesmo dia é um ótimo jeito de atrair novos clientes para o seu e-commerce.

AGOSTO

13/08 – Dia dos Pais

Comece a preparar seu e-commerce com bastante antecedência para se destacar na campanha de Dia dos Pais. Como em muitas outras comemorações, funciona aqui adicionar a opção de receber o produto já embalado para presente, o que facilita a vida de seu consumidor. Trabalhe com a criação de kits de produtos masculinos e diversifique os valores para atender a diferentes públicos.

SETEMBRO

30/09 – Dia da Secretária

As ações de Dia da Secretária relacionam-se com um segmento mais específico de lojas virtuais, como papelarias, floriculturas, chocolaterias e sites de artigos para escritório. Se seu e-commerce tem o perfil desta data, invista em uma comunicação que valorize a importância da profissão e selecione alguns produtos para dar descontos especiais. Frete grátis também é uma boa pedida nesta data.

OUTUBRO

12/10 – Dia das Crianças

Dia das Crianças é sinônimo de grandes vendas em e-commerces de brinquedos, roupas e outros artigos infantis. Para não se atrapalhar em uma das datas mais comerciais do ano, considere a ideia de segmentar seu site por idade: esse truque poupa seu cliente de passar horas e horas procurando produtos nos lugares errados. E já que muitos pais precisam presentear mais do que uma criança, que tal oferecer descontos para compras que incluem mais de um produto?

Cuidado com o tom da comunicação: lembre-se de que quem compra os presentes são os pais, e por isso é com eles que sua campanha deve falar.

NOVEMBRO

24/11 – Black Friday

Ah, a Black Friday! 24 horas de vendas frenéticas com descontos irresistíveis que chegam a 70, 80%. No ano de 2016, o comércio online registrou 2,23 milhões de pedidos em apenas um dia, incluindo as mais diversas categorias de produtos e um público-alvo que varia em tudo, exceto na vontade de comprar.

Para acompanhar essa loucura agendada anualmente para o mês de novembro, lembre-se das dicas gerais para uma boa Black Friday: ofereça descontos reais, selecione produtos conforme a disponibilidade no estoque e esteja preparado para a alta demanda. Faça um bom planejamento para não pisar na bola nos prazos de entrega e atender aos pedidos com eficiência.

NATAL

25/12 – Natal

É claro que dessa você não vai esquecer, mas a gente quer garantir que você organize sua campanha de Natal sem deixar nada passar. As encomendas para essa data não acontecem em um dia específico como na Black Friday: elas costumam ter início em novembro e podem ir até o dia 25 (quem nunca comprou aquele presentinho em cima da hora?). Planeje sua estratégia logística para dar conta de fazer todas as entregas antes da véspera e não deixar seus clientes na mão em uma data tão importante.

Ofereça condições especiais de pagamento, brindes, pacote de presente e o que mais for de sua vontade. O fim do ano é também época de investir nas mídias sociais para fazer com que sua campanha chame atenção.

**Com planejamento e dedicação, 2017 tem tudo para ser um grande ano para o seu e-commerce. Esperamos que a cada “X” marcado no calendário você esteja mais orgulhoso de suas conquistas! **