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Black Friday: guia definitivo para o lojista da minestore

Criamos esse guia da Black Friday com muito carinho para os nossos lojistas. Confira e arrase no dia 27 de novembro! Que rufem os tambores! A Black Friday de 2015 já está quase

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Criamos esse guia da Black Friday com muito carinho para os nossos lojistas. Confira e arrase no dia 27 de novembro!

Que rufem os tambores! A Black Friday de 2015 já está quase batendo na porta. No dia 27 de novembro, lojas de todo o mundo vão oferecer descontos imperdíveis para os seus clientes.

Originalmente, a Black Friday é uma data do comércio americano, que acontece sempre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Porém, lojistas de outros países já estão entrando nessa onda de vender produtos com preços atrativos nessa tal sexta-feira.

A data é excelente tanto para os consumidores, que conseguem comprar produtos com desconto, quanto para os lojistas, que melhoram o seu faturamento e eliminam o estoque.

E a Black Friday definitivamente já entrou para o calendário oficial de compras dos brasileiros. Grandes lojas virtuais como Netshoes e Americanas.com, por exemplo, já preparam seus estoques com antecedência para essa data.

Mas não são só elas que se empenham com essa sexta-feira, não! Diversas lojas virtuais menores fazem ações durante a Black Friday e ganham uma graninha boa.

Sabendo disso, nós trouxemos algumas dicas para os lojistas da minestore que querem arrasar durante a Black Friday 2015. Confira!

Como preparar a sua loja da minestore para a Black Friday:

1- Descontos

Durante a Black Friday, as lojas costumam ser generosas em suas promoções. Certamente você verá por aí e-commerces oferecendo até uns 60% ou 70% de desconto.

Isso chama a atenção dos consumidores, mas pode ser um tiro no pé do lojista. Antes de você sair dando desconto desenfreadamente na sua loja da minestore, pare, respire e faça alguns cálculos básicos.

Leve em consideração que você precisa faturar, mesmo fazendo uma promoção. Portanto, some todos os gastos que você tem com cada produto, coloque uma margenzinha de lucro e só depois divulgue o seu desconto.

2- Como colocar desconto na sua loja minestore

Depois que você tiver calculado quanto de desconto vai oferecer para os seus clientes, é hora de cadastrar esses valores na plataforma da minestore.

Para isso, clique no botão promoções no menu esquerdo do seu dashboard. Dentro dessa página, cadastre os produtos que você deseja que tenham um valor mais barato e programe para que eles apareçam exatamente no dia 27 de novembro.

Se você quiser ver as orientações completinhas de como fazer uma promoção na minestore, acesse esse artigo.

3- Banner especial de Black Friday

É interessante que você deixe claro logo de cara que a sua loja virtual está com valores especiais para a Black Friday. Para te ajudar nisso, nossos designers criaram algumas artes especiais para destacar a página inicial do seu e-commerce.

Baixando esse material aqui você terá acesso a cinco modelos diferentes de banners para a página inicial do seu e-commerce, e cinco opções de capas para o Facebook da sua loja.

A imagem que produzimos diz que a sua loja tem produtos com até 50% de desconto. Se por acaso esse número não se aplicar a sua estratégia de Black Friday, é só alterar o banner no Photoshop ou então no GIMP, usando as fontes que também disponibilizamos nesse pacote.

Olha só os modelos de banner que criamos:

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Colocar essa arte na sua loja virtual é moleza. Você só precisa clicar no botão customizar, no menu esquerdo do seu dashboard e descer a barrinha lateral das preferências do tema até chegar na opção banner. Por ali, a imagem que você curtir e depois clique em salvar (pois é, simples assim!).

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4- Preste atenção no seu estoque

Com a devida divulgação, é provável que a sua loja tenha mais pedidos do que o normal durante a Black Friday. Portanto, preste muita atenção no seu estoque. Já imaginou que gafe você vender um produto e depois não ter condições de enviá-lo para o consumidor?

5- Fique a postos

Procure ficar à disposição dos seus clientes durante o dia 27 de novembro. Eventualmente alguém pode precisar tirar alguma dúvida com você através do e-mail ou das redes sociais.

Algumas ações para você divulgar a sua loja no Black Friday:

1- Disparo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de divulgação. Alguns dias antes da Black Friday você pode mandar para toda a sua base um e-mail com as melhores ofertas do dia 27 de novembro.

Encaminhar uma mensagem para as pessoas que já compraram na sua loja no ano passado também é uma ação muito efetiva. Se você quiser receber a relação de todas as pessoas que já compraram no seu e-commerce, entre em contato com a minestore através do chat da sua loja com pelo menos uma semana de antecedência!

2- Facebook Ads

Fazer anúncios segmentados no Facebook é uma excelente maneira de chegar até o seu consumidor e fazer com que ele saiba que a sua loja está participando (com produtos incríveis!) da Black Friday.

Para aprender a fazer ações no Facebook Ads, baixe gratuitamente o nosso e-book “Como anunciar sua loja virtual no Facebook”.

3- Divulgar nas redes sociais

Snapchat, Instagram, Twitter… A sua loja virtual certamente deve contar com algumas redes sociais e você pode usá-las a seu favor! Divulgue através desses canais que o seu e-commerce terá ofertas especiais durante a Black Friday. Naquele kit que criamos com algumas artes personalizadas você também pode encontrar capa para o Facebook!

Atenção: só tome cuidado para que essa divulgação não seja chata. Use a sua criatividade para falar sutilmente a respeito dos descontos do dia 27 de novembro.

4- Post no blog da sua loja virtual

Se a sua loja virtual tiver um blog, escreva um texto falando sobre a Black Friday por lá também. Apenas lembre-se de que esse espaço não combina com mensagens publicitárias, ok? Procure fazer um material que seja informativo e realmente útil para o consumidor.

Por aqui já trouxemos algumas dicas de como produzir conteúdos interessantes para o blog da sua loja virtual. Não deixe de conferir!

O que você definitivamente não pode fazer na Black Friday

Nunca, nunquinha aumente os preços para depois baixá-los e parecer que você está oferecendo um descontão. Se você fizer isso e o seu consumidor descobrir, certamente ele nunca mais vai te levar a sério.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está realmente de olho nos lojistas que fazem isso. Para combater esse tipo de prática, inclusive, ela convida todos os comerciantes sérios a se inscreverem na Black Friday Legal, através deste link. Ao colocar os seus dados ali, você ganha um selo que comprova que a sua loja é honesta com os consumidores.

Depois da Black Friday

Já no dia seguinte à Black Friday você precisa começar a se organizar para fazer as entregas dos produtos. Aproveite o final de semana para embalar todos os pedidos e se preparar para levar tudo nos correios na segunda-feira de manhã. Lembre-se de que o seu consumidor está ansioso para receber a compra!

Você também pode criar algum bilhetinho ou embalagem legal para as suas entregas. Isso vai fazer com que o cliente fique duplamente feliz com a compra.

Depois que toda essa correria de entregas passar, comece a analisar quais foram os produtos da sua loja que mais fizeram sucesso, quanto de dinheiro você ganhou, o que teria feito de diferente, etc. Essas informações podem ser muito úteis no dia a dia do seu e-commerce e também na Black Friday do ano que vem!

Esperamos que as dicas te ajudem e que a sua loja arrase na Black Friday!