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Black Friday: guia definitivo do lojista minestore

Escrevemos esse guia da Black Friday com muito carinho. Confira, aproveite ao máximo e arrase nas vendas!

Redação

Redação

Que rufem os tambores...pois a Black Friday já está "batendo na sua porta". E neste dia, lojas de todo o mundo vão oferecer descontos imperdíveis para os seus clientes.

Um pouco da história...

Originalmente, a Black Friday é uma data do comércio americano, que acontece sempre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Porém, atualmente lojistas de todo o mundo entraram nessa onda, em que a ideia é vender produtos com preços muito atrativos por um curto período.

Esta data é excelente tanto para os consumidores, que conseguem comprar produtos com desconto, quanto para os lojistas, que melhoram o seu faturamento e eliminam o estoque do ano vigente.

É indiscutível dizermos que a Black Friday definitivamente já entrou para o calendário oficial de compras dos brasileiros. Grandes lojas virtuais como Netshoes e Americanas.com, por exemplo, já preparam seus estoques com antecedência para essa data.

Mas não são só as lojas de grande porte que criam toda uma estratégia, não! Diversas lojas virtuais menores fazem ações durante a Black Friday e aumentam significativamente seus lucros.

Sabendo disso, nós trouxemos algumas dicas para quem quer arrasar durante a Black Friday. Confira!

Como preparar sua loja para a Black Friday:

1- Determine os descontos

Durante a Black Friday, as lojas costumam ser generosas em suas promoções. Certamente você verá por aí e-commerces oferecendo até 60% ou 70% de desconto.

Esta ação chama a atenção dos consumidores, mas sem planejamento e estratégia ela pode ser um tiro no pé. Por isso nossa dica é planeje-se com antecedência e antes de você sair dando desconto desenfreadamente na sua loja, pare, respire e faça os cálculos necessários e crie sua estratégia, visando mais vendas, mas também lucro.

2- Aprenda como aplicar os descontos na sua loja minestore

Estratégia pronta e já sabendo o desconto ou o tipo de promoção que vai oferecer para os seus clientes, é hora de criar esta promoção no painel administrativo da sua loja na minestore.

Para ver as orientações completinhas de como fazer uma promoção na minestore, acesse nosso artigo.

3- Divulgue sua promoção

É interessante deixar bem claro sua promoção logo que o cliente entrar na sua loja virtual. Para isso crie banners, destaques de produtos em promoção, destaques de texto etc.

Outra dica é já trabalhar a informação da promoção antes mesmo do Black Friday, para gerar apelo. Você pode fazer isso por exemplo enviando um e-mail para sua base de clientes e divulgando nas redes sociais! Vamos aprofundar esse tópico logo mais ainda neste post.

Para criar seus banners nossa dica é utilizar o GIMP, ou até mesmo o Canva.

Seguem alguns exemplos pra vocês abaixo:
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Inserir banners (estáticos e rotativos) no editor de temas da minestore é muito simples. E para criar destaques de produtos temos este artigo em nossa central de ajuda que ensina o passo a passo.

4- Preste atenção ao seu estoque

Estratégia fechada e divulgação "correndo solta", é bem provável e esperado que a sua loja tenha mais pedidos do que o normal durante a Black Friday. Portanto, preste muita atenção ao seu estoque. Já imaginou vender um produto e depois não ter condições de enviá-lo para o consumidor? Isso gerará frustração em quem comprar e pode comprometer a reputação e imagem da sua marca.

5- Fique a postos

Procure ficar à disposição dos seus clientes durante o dia todo da promoção. Eventualmente alguém pode precisar tirar alguma dúvida com você através do chat online na sua loja, e-mail ou das redes sociais.

Para saber como integrar com alguma opção de chat online basta acessar aqui! É muito simples e certamente fará uma enorme diferença oferecer este canal direto com seu cliente.

Dicas de ações para divulgação:

1- Disparo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de divulgação como já falamos acima. Alguns dias antes da Black Friday você pode mandar para toda a sua base um e-mail com as melhores ofertas que estão por vir.

Encaminhar uma mensagem para as pessoas que já compraram na sua loja no ano passado também é uma ação muito efetiva.

2- Facebook e Instagram Ads

Fazer anúncios segmentados é uma excelente maneira de chegar até o seu consumidor e fazer com que ele saiba que a sua loja está participando (com produtos incríveis!) da Black Friday.

Leia também: 11 dicas de como utilizar o Instagram para divulgar a sua marca (e vender mais!)

3- Utilize com sabedoria as redes sociais

Facebook, Snapchat, Instagram, Twitter e etc. Sua loja virtual certamente deve explorar algumas redes sociais e você pode usá-las a seu favor! Divulgue através desses canais que o seu e-commerce terá ofertas especiais durante a Black Friday.

Importante! Muitas vezes "menos é mais". Então tome cuidado para que essa divulgação não seja chata. Use a sua criatividade para falar sutilmente a respeito dos descontos e torne isso interessante e desejado!

O que você definitivamente não pode fazer na Black Friday

Nunca, nunquinha aumente os preços para depois baixá-los e parecer que você está oferecendo um descontão. Se você fizer isso e o seu consumidor descobrir, certamente ele nunca mais vai levar a sua marca a sério.

Além disso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico está realmente de olho nos lojistas que usam dessa prática. Para combater esse tipo de ação, inclusive, ela convida todos os comerciantes sérios a se inscreverem na Black Friday Legal, através deste link. Ao colocar os seus dados ali, você ganha um selo que comprova que a sua loja é honesta com os consumidores.

Depois da Black Friday: não esqueça do pós-venda

No dia seguinte à Black Friday você precisa começar a se organizar para fazer as entregas dos produtos. Aproveite o final de semana para embalar todos os pedidos e se preparar para levar tudo nos correios na segunda-feira de manhã.

Você também pode criar algum bilhetinho ou embalagem legal para as suas entregas. Isso vai fazer com que o cliente fique duplamente feliz com a compra.

Com um volume mais alto de vendas, alguns problemas e imprevistos também podem surgir. Por isso, esteja preparado para atender seu cliente no pós-venda.

Depois que toda essa correria de entregas e atendimento passar, disponha de um tempo para analisar os resultados. Verifique quais foram os produtos da sua loja que mais fizeram sucesso, quanto de dinheiro você ganhou, o que teria feito de diferente, etc. Essas informações podem ser muito úteis no dia a dia do seu e-commerce e também na Black Friday do ano que vem!

Esperamos que as dicas te ajudem e que a sua loja arrase na Black Friday!

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Leia também: Por que é tão importante a sua loja participar da Black Friday?