Como vender mais na sua loja virtual gastando muito pouco
14 dicas baratíssimas para aumentar a taxa de conversão e o ticket médio do seu e-commerce Muitas pessoas que vendem online focam em conseguir novos visitantes no site para aumentar as vendas. Essa
14 dicas baratíssimas para aumentar a taxa de conversão e o ticket médio do seu e-commerce
Muitas pessoas que vendem online focam em conseguir novos visitantes no site para aumentar as vendas. Essa estratégia é boa, mas normalmente envolve alguns custos. Um jeito mais barato é focar nos consumidores que já utilizam seu site, aumentando as taxas de conversão e o valor médio do pedido. Nenhuma das dicas abaixo é nova, mas todas elas funcionam para aumentar os rendimentos do seu e-commerce. Vê só:
Aumentando a taxa de conversão
Esse é um conceito bem importante para o e-commerce, e baseia-se numa conta que funciona mais ou menos assim: número de visitantes/número de vendas = taxa de conversão.
Por exemplo, se você tem 10.000 visitantes por mês, e conta 200 pedidos, sua taxa de conversão é de 2%. Se seu valor médio de pedido é de $30, seu rendimento será de $6.000. Aumentar sua taxa de conversão em 2%, por exemplo, te daria um baita aumento no rendimento. E quanto você teria que investir se escolhesse a publicidade pay-per-click?
Você pode fazer isso sem gastar muito dinheiro. Por exemplo:
– Um chat pode ajudar a sanar qualquer dúvida dos compradores quando eles adicionarem produtos ao carrinho.
– Estime os preços de envio já no carrinho. Isso reduz a ansiedade dos compradores, que vão saber quanto vai custar tudo antes de fechar a compra.
– Ofereça promoções dentro do carrinho. É um incentivo extra, que poderia ser personalizado de acordo com o que a pessoa está comprando.
– Ofereça formas de pagamento alternativas.
– O envio grátis, mesmo que com limitações (a partir de um determinado valor, por exemplo), pode ajudar. As pessoas amam frete grátis.
– A velocidade do site é crucial. Ninguém tem paciência com um site lento, invista nisso!
– Tenha uma política de troca e devolução bem clara. Sabendo como podem devolver ou trocar, as pessoas podem comprar mais coisas.
– Faça muitos testes A/B para otimizar seu carrinho e o fechamento da compra. Botões de tamanhos, cores e em lugares diferentes podem te dar resultados melhores.
Aumentando o valor médio do pedido
Esse é um segundo ponto em que você pode ver melhorias imediatas. É possível aumentar o valor do pedido apenas encorajando os compradores a adicionarem mais um item à compra, ou colocando itens de preço mais alto perto dos itens mais baratos. De qualquer maneira, aqui vão mais algumas dicas:
– Ligue os produtos uns aos outros. Uma venda vai levar à outra; garanta que todos os itens estão em estoque e você pode indicá-los de várias maneiras.
– Ofereça reviews e avaliações. Elas fazem diferença para encorajar os consumidores.
– Considere dar algum desconto (ou mesmo o frete grátis) para pedidos acima de um determinado valor.
– Brindes para os melhores compradores. Brindes são ótimos motivadores (é quase um mantra, entende?).
– Assinaturas também podem funcionar. Escolha uma categoria de itens que fariam mais sucesso nessa modalidade.
– Alguns produtos podem ser vendidos em conjunto. Tenha certeza de que eles estão próximos uns aos outros na sua página ou monte kits prontos para o consumidor.
Essas são só algumas dicas; você pode delinear um plano e ver o que é mais possível para a sua loja em determinado momento.
Fonte: http://bit.ly/1cREo0o