marketing |

Aprenda a usar os Micro Moments no seu e-commerce

A rotina do seu consumidor, as plataformas mobile e as tomadas rápidas de decisão formam um combo que vai influenciar muito o seu negócio. Saiba mais:

Redação

Redação

Hoje em dia, o celular está ao nosso lado para tudo: é possível conversar com os amigos, acessar arquivos, fazer transações bancárias ou enviar e-mails das plataformas mobile – e isso só para começar!

Com o uso dos dispositivos móveis, a maneira de fazer compras e entrar em contato com as marcas também mudou. O marketing e a publicidade já estão se adaptando para essas plataformas, investindo nas experiências e naquilo que o consumidor realmente precisa. Os micro moments trabalham justamente com isso e podem ajudar (e muito!) a alavancar o seu e-commerce.

Mas o que são micro moments?

Também chamados de pequenos momentos, esse modelo mental do marketing acontece quando você toma uma decisão a partir do seu tablet ou smartphone e decide o que quer Saber (ao pesquisar alguma informação por curiosidade), Fazer (seja uma receita, uma instalação no seu blog ou um projeto Do It Yourself), Comprar ouaonde quer Ir.

Essas quatro etapas constituem os micro moments, e se caracterizam pela pesquisa ou escolha por um produto quando as expectativas estão elevadas e você pode realmente querer fazer parte daquele universo –  seja comprando um tênis da moda ou aprendendo um pouco mais sobre a série que todos os seus amigos assistem.

E como isso se encaixa no meu e-commerce?

Para quem trabalha com o comércio eletrônico, os micro moments são a chance de fazer o público conhecer sua marca e realizar uma compra –  afinal, por estar presente na internet, você consegue entrar em contato rapidamente com o consumidor durante esses períodos de alta expectativa.

Mas, para fazer isso do jeito certo e realmente ganhar a atenção do seu público, é preciso ter algumas táticas:

  • Invista já no mobile: ter um site que funciona nas plataformas móveis é fundamental para investir nos micro moments. A plataforma também deve ser responsiva e permitir a melhor experiência digital (fique tranquilo: aqui na minestore, a sua loja já é preparada para funcionar em todos os formatos).

  • Crie bom conteúdo: como os micro moments também envolvem pesquisa e curiosidade, oferecer conteúdo é uma maneira de levar o consumidor até o seu e-commerce, mesmo que ele esteja apenas procurando o significado de um termo relacionado ao segmento.

  • Seja útil: o consumidor não quer perder tempo em uma pesquisa no celular, por isso a solução deve ser entregue de maneira eficaz, com informações claras e páginas que funcionem muito bem. Otimize sua loja, ofereça produtos que estejam realmente no estoque, faça boas promoções de última hora e trabalhe com respostas imediatas, para que o seu cliente fique motivado a comprar ou interagir assim que acessar o seu site.

  • Conheça o seu público: quais são os hábitos das pessoas que compram (ou podem comprar) na sua loja? Entenda o perfil do consumidor, as atividades que realiza e em quais períodos você consegue conciliar o seu site com os micro moments de cada pessoa.

Você já otimizou sua loja para explorar os micro moments? Conte para a gente!