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Abrir uma loja virtual ou vender em marketplace? O que é melhor para você?

Por onde começar a vender online? Veja os prós e contras do marketplace e da loja virtual e decida.

Redação

Redação

Responder a estas perguntas não é nada fácil, e dizemos isso pois não há melhor ou pior, o que existe são possibilidades. Então, o que vale é entender muito bem os prós e contras de cada canal de venda e assim analisar seu negócio, para então conseguir responder essas perguntas e tomar a decisão. Até porque você conhece muito bem seu negócio e vai poder analisar e pensar na melhor estratégia.

Outro ponto importante é que você não precisa escolher somente um dentre eles, você
pode muito bem - depois da sua análise - chegar a conclusão que deve trabalhar nos dois canais, tanto no Marketplace como na loja virtual.

Vale lembrar também que esta avaliação deve ser realizada periodicamente, uma vez que o mercado está sempre mudando.

Pronto para começar a entender e a fazer sua análise?

Vem que nós vamos te ajudar =)

Primeiro vamos explicar o que é cada um, suas vantagens e desvantagens e após isso te ensinar um método bem prático para te ajudar na análise e decisão!

Marketplace

Vamos começar explicando que o marketplace é um dos possíveis canais de um e-commerce.

Sim é isso mesmo, pois um e-commerce (abreviação de eletronic commerce, em inglês - comércio eletrônico, em português) é bem mais amplo de, por exemplo, possuir somente uma loja virtual. Em uma estratégia de e-commerce podem existir variados canais realizando as suas transações.

No marketplace seu negócio se juntará a outros milhares de negócios como um grande shopping center da internet. Resumidamente, existe uma “empresa mãe” que disponibiliza “espaços” para que você possa vender seus produtos e lá você terá que disputar a atenção dos compradores e vencer uma concorrência interna. O lado bom é que esta “empresa mãe” ganhará com suas vendas e então irá investir em tráfego para que muitos clientes acessem e comprem algo.

Montamos uma tabela simplificada com as vantagens e desvantagens:

marketplace-tabela--1-

Loja Virtual

Ter uma loja virtual resumidamente é ter a liberdade seja para construção da marca ao longo do tempo, seja criando relacionamentos, na decisão de como vender e etc.
Essa liberdade vem junto de muita responsabilidade, planejamento de negócio e de marketing, pois na loja virtual quem precisa gerar tráfego e trazer visitantes e futuros clientes é você.

Nesta modalidade existem duas opções:

1. Criar uma loja virtual do zero: o que demanda tempo e um bom investimento, isso porque será preciso desenvolver toda a infraestrutura, geralmente com a ajuda de especialistas. (Ex. servidores, banco de dados, gateways de pagamento, sistema antifraude e etc).

2. Utilizar uma plataforma de lojas virtuais: onde o investimento e o tempo de criação são bem menores, uma vez que eles trabalham a tecnologia para que você possa se preocupar somente em vender, porém poderão existir algumas restrições que você precisará se adequar.

Resumindo temos então em linhas gerais:

lojavirtual-tabela--1-

Avaliando os canais

Para fazer a avaliação, a ideia é analisar alguns pontos importantes levando em consideração as especificidades do seu negócio. Vamos explicar aqui bem resumido, mas você pode saber tudo sobre este método aqui com o pessoal da Bertholdo.

Os quesitos que vamos avaliar são os seguintes:

Marca

  • Quanto esse canal vai ajudar na construção da sua marca?
  • Ele vai ajudar sua empresa e marca serem conhecidas?

Infraestrutura

  • Quanto preparada encontra-se a sua estrutura para realizar vendas?
  • Sendo que, se tudo já estiver pronto, o valor do quesito infraestrutura deverá ser alto.

Lucratividade

  • Quanto rentável será vender neste canal?
  • Sendo que quanto menor for o custo operacional maior sua lucratividade e assim maior a pontuação do quesito.

Captação de Clientes

  • Quantos clientes poderão ser atraídos para seu negócio neste canal?
  • Não leve em consideração os clientes que virão devido a suas estratégias com investimento futuro.

Relacionamento + Recorrência

  • A utilização deste canal irá ajudar na construção de relacionamento e por consequência o aumento de vendas por recorrência?
  • Quanto mais o canal propiciar o uso de estratégias para isto maior deverá ser a pontuação, ok!
Agora basta seguir 4 passos bem simples:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Defina um peso para cada quesito levando em consideração somente seu negócio | 1 à 3 pontos

Peso 1: é importante para a realidade do negócio.
Peso 2: é muito importante. No máximo 2 quesitos devem receber esse peso.
Peso 3: é essencial. Apenas 1 quesito deve ser considerado essencial.

2. Defina uma nota de acordo com a necessidades do seu negócio mas já levando em consideração o canal de venda | 1 à 5 pontos

Nesta etapa de notas diferente para Loja virtual e Marketplace.

3. Calcule para cada canal de vendas a avaliação final.

Multiplique a nota pelo peso de cada quesito e ao final some os resultados dos quesitos.

4. Ranquear os canais.

Do maior para o menor crie uma lista de canais para avaliação.
Lembrando quem você pode utilizar o método para cada marketplace e ou plataforma de loja virtual que está pensando em utilizar.

Agora é arregaçar as mangas e encontrar o melhor resultado para você e seu negócio! E se decidir em ter uma loja virtual não deixe de considerar a minestore.

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Referências:

https://www.bertholdo.com.br/blog/marketplace-ou-loja-virtual/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-ou-marketplace/