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Como e quando utilizar o frete grátis na sua loja virtual

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"O frete gr\u00e1tis ajuda a aumentar as vendas

Keslen Deléo

Keslen Deléo

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"O frete gr\u00e1tis ajuda a aumentar as vendas da sua loja virtual, mas voc\u00ea deve saber como us\u00e1-lo"]">O frete grátis ajuda a aumentar as vendas da sua loja virtual, mas você deve saber como usá-lo

O frete grátis é uma prática tão difundida e anunciada por todos os e-commerces o tempo todo; mas, será que ele funciona mesmo, em todas as situações? Ajuda nas conversões, aumenta o ticket médio, tudo ao mesmo tempo? O que se pode dizer, com certeza, sobre o frete grátis, é que ele funciona para algumas pessoas, em algumas situações. Embora ajude nas conversões, essa facilidade nem sempre encontra o consumidor na fase correta do ciclo da compra, e é sobre isso que falaremos aqui.

As palavras “Frete Grátis” estão por todo lado. Mesmo. Digite “roupas online” no Google e em quase todos os resultados vai aparecer um “Frete grátis”. Todos os grandes e-commerces usam isso. Além disso, na maioria das pesquisas, os lojistas colocam o frete como a promoção que mais gostam de fazer, mais fácil de fazer, que mais querem fazer na vida etc. Desde 2009 (que é tipo a pré-história do e-commerce) essa já era a onda do verão. É o santo graal do sucesso na loja virtual.

Entre as modalidades de promoção-de-frete-grátis, é possível encontrar:

– Frete grátis sem qualquer outra condição (mamata);
– Frete grátis se você se cadastrou, ou tornou-se um membro;
– Frete grátis se você gastou determinada quantia de dinheiro;
– Frete grátis para produtos específicos;
– Frete grátis se você retirar o produto em loja física;
– Frete grátis durante um período determinado.

(Todas as possibilidades, aliás, são bem combináveis).

Talvez, a parte mais importante de tudo isso seja o consumidor ver, em letras garrafais, F R E T E G R Á T I S. Tem alguma coisa com essas palavras – principalmente o “grátis” – que amolecem o coração de qualquer pessoa. Mas, como falamos no começo, essa oferta funciona bem melhor se estiver na fase certa do ciclo da compra.

Como assim fase certa do ciclo da compra?

É, existe um ciclo da compra (a vida é um ciclo, né não?). Tradicionalmente, ele segue as seguintes fases:

  1. Consciência: identificação de uma necessidade ou emoção que precisa ser preenchida
  2. Interesse: como sua oferta encontra essa necessidade
  3. Conhecimento: especificações, benefícios, o que o produto faz
  4. Compra: a inclinação do cliente em direção a uma ou outra solução
  5. Compra/lealdade: comprando e comprando de novo

O ciclo de compra digital é integrado com a interface da plataforma de e-commerce. O que leva a algumas diferenças e resume o ciclo digital assim:

  1. Problema: “O que está errado, o que falta?”
  2. Pesquisa (no Google): “Como eu posso resolver isso?”
  3. Avaliação: “Quais são os prós e contras das minhas opções?”
  4. Decisão: “Essa aqui é a melhor opção, é o que eu preciso”
  5. Compra: “Vou clicar nesse botãozão laranja aí e comprar esse troço”
  6. Remorso: “Eita, droga, acabei de gastar $289?”
    (a fase da compra, em não raras vezes, pode ser encorajada por um pouco de álcool na corrente sanguínea. Não são poucas as pessoas que revelaram tomar muita coragem para compras on-line enquanto estão alteradas porque beberam um pouquinho mais. Isso pode levar a uma fase do remorso mais grave, heh).

Então, aí está o ciclo da compra. Onde entra o envio grátis?
Ele intercepta esse ciclo no número cinco – compra. Que, apesar de ser o ponto mais importante, é só um dos seis pontos desse ciclo. Teoricamente, a palavra “grátis” não atrapalha ninguém, mas ela só vai ser ultraconvidativa se o cliente estiver na fase de compra. Você não pode fazer alguém comprar só dizendo “envio de graça” sem o cliente saber nem ao menos se o seu produto é o mais adequado.
Por isso é que o frete grátis é uma tática tão boa para épocas como a de natal. Nesses dias, as pessoas já estão com a cabeça no modo compras; então, a oferta de envio grátis fica ainda mais atrativa. Isso não significa que nas outras fases, seu cliente não possa ser atraído por essa oferta. A questão é que nelas, o foco pode ser em outras coisas mais efetivas dentro do ciclo de compra.

Fonte: http://bit.ly/1kG0qp5