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A logística reversa no e-commerce

O cliente precisa trocar o produto. E agora? O cliente comprou uma camiseta linda na sua loja virtual. Você embalou o produto com carinho, deu baixa no seu estoque e o enviou até

Keslen Deléo

Keslen Deléo

O cliente precisa trocar o produto. E agora?

O cliente comprou uma camiseta linda na sua loja virtual. Você embalou o produto com carinho, deu baixa no seu estoque e o enviou até os Correios. Dias depois, recebeu um e-mail do comprador falando que a peça infelizmente não serviu e que ela precisa ser trocada. Para isso, o consumidor precisa te encaminhar o produto novamente, para que possa fazer todo o processo de troca.

Esse processo de troca ou devolução é chamado de logística reversa.

A logística reversa envolve uma série de diversas áreas do seu negócio. Para que o comprador consiga falar com você, é importante oferecer um bom serviço de atendimento ao consumidor. Para que a sua loja não fique desorganizada, é importante gerir adequadamente o seu estoque. Além disso, não dá para esquecer que o cliente provavelmente está ansioso para receber a nova peça. Portanto, é fundamental que todo o processo seja ágil e rápido.

Para que o processo de trocas e devoluções do seu e-commerce funcione de maneira tranquila, siga as nossas dicas:

1- Política de devolução

Definir as regras de troca do seu e-commerce é muito importante! Ao fazer a sua loja na minestore, já sugerimos termos de uso, política de entrega, troca e devolução de produtos (para configurá-los no seu e-commerce, é só clicar aqui).
Nesse texto, você deve colocar todas as regras relacionadas ao prazo para troca, motivos de devolução, etc.

2- Atendimento ao consumidor

Tenha em mente que o cliente fica muito ansioso para receber as compras feitas pela internet. Portanto, é natural que exista uma certa insatisfação quando ele descobre que precisa trocar um determinado item.
Para que ele continue gostando da sua loja, invista em um excelente atendimento. Deixe em algum lugar bem visível do seu e-commerce os seus contatos e responda rapidamente aos questionamentos feitos pelo cliente.

3- Cuide do seu estoque

É fundamental que o seu estoque (tanto físico quanto virtual) seja muito organizado! Dessa maneira você não vai acabar vendendo um produto que não existe mais, por exemplo. A cada vez que uma troca for feita na sua loja virtual, registre-a no seu controle de estoque. Para saber como fazer isso na minestore, clique aqui.

4- Devolva rapidamente!

O tempo é fundamental no processo de logística reversa. Para garantir que o produto chegue ao dono rapidamente, despache o novo item o mais rápido possível. Essa deve ser a sua prioridade do dia.

5- Fale novamente com o cliente

Assim que você colocar o novo item nos Correios, avise o consumidor. Mostre que você foi rápido e comprometido em entregar um serviço de qualidade.