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5 técnicas da Psicologia para usar no Instagram

Mais de 300 milhões de pessoas acessam o Instagram todos os dias. Para quem precisa anunciar ou posicionar uma marca na rede, esse espaço de curtidas é precioso. De acordo com uma pesquisa

Redação

Redação

Mais de 300 milhões de pessoas acessam o Instagram todos os dias. Para quem precisa anunciar ou posicionar uma marca na rede, esse espaço de curtidas é precioso. De acordo com uma pesquisa da Selfstartr, 68% dos usuários seguem marcas no Instagram e muitos deles interagem diretamente nos comentários.

É mais provável que seus consumidores cliquem no link da loja se acompanharem o perfil no Instagram –  e isso traz um potencial gigante à sua conversão de vendas. Então, já é hora de aproveitar essa rede para conquistar uma nova base de fãs.

Confira alguns gatilhos visuais, baseados nos estudos da psicologia, que você pode utilizar no perfil da sua marca, para ganhar novas curtidas e clientes.

1. Faça contato visual

O olho no olho é poderoso –  a ponto de fazer alguém se apaixonar. Os resultados de um estudo publicado no Journal of Research in Personality mostrou que o contato visual consegue criar intimidade até mesmo entre estranhos: quando encontramos o olhar de outra pessoa, as sinapses disparam em nosso sistema nervoso. E você pode usar essa reação paradeixar seus anúncios no Instagram bem mais interessantes.

Um exemplo é esse post da MTV norte americana, que promoveu o programa Hip Hop Honors de uma forma bem dramática. O olhar firme de Missy Elliott prende o usuário o suficiente para que ele pare de navegar por seu feed e preste atenção na legenda.

Mas o contato visual não precisa ser feito de uma forma tão intensa ou direta. Essa foto publicada pelo McDonald’s deixa a técnica muito mais sutil, colocando nossa atenção em algo que está distante ou quase escondido. As meninas estão sorrindo e nos fazem sorrir de volta automaticamente: é assim que a imagem brinca com respostas involuntárias do ser humano –  e é bem-sucedida.

2. Use vermelho e azul para ganhar atenção e confiança

Você sabia que 90% das primeiras impressões e julgamentos sobre as marcas se baseiam nas cores? Pesquisadores descobriram que diferentes tonalidades conseguem melhorar o humor, abrir o apetite e até mesmo afetar a nossa noção de tempo. E você sabe quais são as cores mais poderosas na hora de mexer com as percepções? Vermelho e azul.

Os psicólogos têm estudado as nossas respostas ao vermelho por décadas a fio. Essa cor é, na natureza, um sinal de alerta e cuidado. Se algo vermelho aparece em nosso campo de visão, temos uma reação instantânea e ficamos mais atentos. Batom vermelho, bochechas coradas ou textos dessa cor no seu post do Instagram vão fazer o seguidor parar e se interessar. Mas certifique-se, sempre, de utilizar outras cores ao lado dos elementos vermelhos. Pesquisas mostram que, quando a cor vermelha é combinada com outras matizes, ela se torna mais efetiva. Essa capa da Revista Vogue é um bom exemplo:

Amy Schumer, comediante, seduz e chama a atenção graças ao seu vestido vermelho. Por mais bonita que Amy seja, o nosso olhar se prende primeiro à roupa –  antes mesmo de descobrirmos quem é a pessoa que está sob ela. A cor vermelha contrasta com a grama verde ao fundo, fazendo a imagem (praticamente) saltar da tela e se destacar no feed.

O azul, por outro lado, sugere a competência da marca. Empresas como o Facebook e a General Eletric são famosas por usar a cor azul na construção e associação de sua marca. O azul transmite confiança, como nesse post da Digital Ocean, que oferece serviços de computação em nuvem.

O objetivo é mostrar como a empresa e seus produtos estão se expandindo pelo mundo, e a foto traz contrastes marcantes entre o azul e o laranja. Deixar o monumento em azul traz a sensação de um ambiente calmo e convidativo.

3. Aposte na sensualidade da simetria

Nosso conceito de beleza é totalmente baseado em simetria. No século XX, o matemático George David Birkhoff, da Universidade de Harvard, descobriu que, quanto mais simétrica uma obra de arte for, mais bonita ela é. O cérebro busca proporções pares nos corpos de parceiros porque, no subconsciente, simetria é associada à boa saúde.

A simetria é tão atraente para o ser humano que os cientistas ficam até preocupados que nossa inclinação natural à ela possa interferir em pesquisas, imparcialidade e recolhimento de dados. Mas você pode, facilmente, aproveitar o poder da simetria para conquistar os clientes.

A marca Lovestar, que trabalha com um design de vasos diferenciado, apostou na simetria ao colocar seu produto bem no centro da imagem. A foto também reforça a técnica que vimos no primeiro item –  com o contato visual poderoso da cantora Beyoncé. Se olharmos a legenda e os comentários, os seguidores estão marcando os amigos e mostrando o quanto querem ter esse produto. Olho no olho e simetria: pronto, missão cumprida.

É claro que você não deve apenas postar fotos de pessoas com um determinado padrão estético para trabalhar com o que é bonito ou simétrico. Imagens que brincam com diferentes ângulos ou inclinações do objeto (e até mesmo da câmera!), deixando as coisas um pouco fora do centro, acabam sendo naturalmente interessantes. Posts que não são perfeitamente simétricos também fazem sucesso, como essa publicação da loja de departamento britânica Harrods:

A repetição de padrões e cores claras nos deixam interessados e relaxados. Depois de ver essa imagem, é bem provável que você esteja pensando onde pode encontrar uma fatia de bolo e que, em algum lugar do mundo, já é hora do chá –  tudo graças aos estímulos de uma única imagem.

4. Envolva mais o seu público

Diversos estudos demonstraram que nossos cérebros ficam imediatamente empolgados em responder quando algo (ou alguém) utiliza uma abordagem mais pessoal. Chamado de “cocktail party effect” –  efeito coquetel  – , esse gatilho mental mostra que gostamos de dar atenção aos outros principalmente se eles falarem nossos nomes.

Ao colocar a palavra você nas fotos ou legendas, a marca consegue trabalhar diretamente com esse efeito coquetel. Fazer perguntas aos seguidores ou convidá-los a deixar uma opinião também são formas de incentivar a interação e envolver o público.

A marca Lay’s sabe bem como utilizar essa técnica e ganhar a atenção dos seguidores. Com a frase direcionada a você –  o seguidor –, a Lay’s consegue, automaticamente, deixar as pessoas interessadas e fazer com que lotem a imagem de comentários e votos. Essa é outra tática interessante para uma marca: pedir votos aos seguidores (seja para um concurso ou escolha informal) também é uma forma de aumentar o engajamento e compartilhamento.

A foto da Lush, empresa de sabonetes, pode até ser sem graça, mas vamos admitir: a legenda vale ouro. Ao pedir que os seguidores marquem seus amigos nos comentários, a marca garante que muitas pessoas vejam o post e guardem o nome da empresa.  

5. Crie um conceito de espaço VIP

Todo mundo quer fazer parte de um grupo descolado ou popular – é natural. A Pirâmide de Maslow, ao falar de necessidades, mostra a autoestima como o maior (e até mesmo principal) objetivo do ser humano. Queremos, mais do que qualquer coisa, sentir que somos especiais e encontrar nosso valor, que traz uma sensação de conquista e bem-estar. Utilize o desejo para aproximar o público, com produtos, serviços e conteúdo exclusivo.

Você pode aproveitar essa necessidade humana se sentir-se especial com propostas e trocas valiosas nos anúncios do Instagram. Edições limitadas, promoções que duram pouco tempo, um estoque que está quase acabado e tudo o que pode ser considerado a última bolacha do pacote –  e todo mundo  vai querer.

A Banana Republic, por exemplo, oferece aos clientes um olhar exclusivo sobre suas novas coleções. Com tanta coisa acontecendo na imagem e posts da marca, os consumidores sentem a urgência de clicar no link da loja, só para não perder lançamentos legais.

Você pode, também, dar aos consumidores um preview exclusivo, com posts que tragam uma abordagem por trás das câmeras. Marcas do segmento de moda, como a Chanel e a Michael Kors, fazem isso o tempo todo, tirando fotos dos bastidores de seus desfiles. Isso traz profissionalismo até mesmo para os momentos mais casuais, além de convidar os seguidores a conhecer os segredos do backstage. É um local que poucas pessoas têm acesso, e só os clientes mais especiais podem fazer parte.

A foto postada pela Charity: Water, mostrando o trabalho da equipe, combina e muito com a plataforma. É o tipo de registro que traz uma sensação de intimidade e exclusividade, mostra um lado menos institucional da marca e faz com que ela pareça bem mais interessante.  

Pronto para postar?

Com essas dicas visuais, que atuam diretamente em nosso psicológico,  fica fácil fazer conexões entre a marca e o consumidor através dos anúncios. Escolha o que vai testar no seu feed e comece a publicar conteúdo novo agora mesmo.

Esse texto foi traduzido do site AdEspresso. Você pode ler o original, em inglês, aqui!