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5 sinais de que chegou a hora de investir em um chat online para a sua loja virtual

Está pensando em incluir um chat online para melhorar o atendimento do seu e-commerce? Veja alguns sinais de que chegou a hora desse investimento.

Redação

Redação

O atendimento ao cliente é um dos pilares que sustentam seu negócio, seja ele digital ou até mesmo uma loja física. Por isso, é importante estar sempre atento para as tendências do mercado em relação ao atendimento e colocar-se um passo à frente aos seus concorrentes.

Hoje, o chat online é considerado a melhor plataforma para atendimento ao cliente no e-commerce. Podemos comprovar este argumento utilizando o infográfico da Invesp, apontando que 73% dos consumidores online afirmam que o chat é o canal de comunicação mais satisfatório para entrar em contato com uma empresa.

Levando estes dados em consideração, conheça os 5 sinais de que chegou a hora de investir em um chat online para sua loja virtual. Aproveite esta oportunidade para alavancar seus resultados ao transformar o atendimento online em um diferencial competitivo de seu negócio.

1. Você precisa melhorar suas métricas

Otimizar seu atendimento ao cliente pode trazer um impacto maior nas métricas do seu e-commerce do que simplesmente trabalhar utilizando o valor dos produtos e serviços para converter clientes.

É muito comum que visitantes e clientes deparem-se com problemas ou dúvidas durante sua jornada. Nestas situações, ser capaz de oferecer atendimento em tempo real, diretamente de dentro da loja aumenta significativamente suas chances de retenção e, inclusive, a taxa de conversão do seu e-commerce.

Considerando a popularidade dos e-commerces, podemos afirmar com certeza que seus clientes já estão acostumados a pesquisar entre diversas lojas e concorrentes antes de realizar uma compra.

Por isso, utilizar um chat faz que você ofereça o melhor tempo de resposta, além de permitir que seus operadores e representantes possam trabalhar o funil de vendas durante o atendimento, gerando leads, aumentando o valor do ticket, e principalmente, ajudando a evitar os carrinhos abandonados.

2. Seu e-commerce vende serviços ou produtos incomuns

Caso seu e-commerce trabalhe com produtos incomuns, inovadores e novidades no mercado, estar pronto para responder às múltiplas dúvidas de seus visitantes é crucial para seu sucesso. Isso também é verdade para empresas que trabalham vendendo SaaS (software como serviço), especialmente e-commerces B2B.

Seus clientes não querem ter que pesquisar dúvidas nos mecanismos de busca ou outras plataformas e, aliás, dependendo da exclusividade dos seus serviços ou produtos, é bem provável que eles não encontrem as respostas que procuram, mas sim alternativas nos seus concorrentes.

Não perca oportunidades de vendas por não ser capaz de auxiliar visitantes em tempo real. Ao invés disso, instale um chat online e alavanque o seu atendimento ao cliente para transformar visitantes em clientes.

3. Você não sabe quem está acessando sua loja

Uma excelente plataforma de chat online permitirá que você rapidamente reconheça qualquer pessoa navegando nas seções da sua loja virtual através do monitoramento de visitantes.

Com isso, você será capaz de identificar dados demográficos, número de visitas, entre outras informações que podem ajudá-lo a compreender melhor o seu público-alvo. Todos estes dados são críticos não só para o atendimento, mas também para melhorar o desempenho de suas campanhas de marketing.

É comum que quando falamos sobre chat online usuários pensem que ele serve exclusivamente como um canal de atendimento. Hoje em dia, este não é mais o caso, o chat é uma verdadeira solução que também impacta os departamentos de vendas e marketing.

Mas lembre-se, nem todas plataformas de chat online oferecem estes recursos. Por isso é importante saber como escolher o chat online ideal para seu negócio, considerando suas necessidades e particularidades.

4. Seus agentes não conseguem abordar visitantes na loja virtual

Diferente do ambiente físico, na loja virtual normalmente não conseguimos saber quem está navegando entre nossas seções e categorias de produtos, como mencionamos anteriormente e, além disso, também não podemos abordá-los como um representante faria.

Isso significa que sempre que um cliente tiver uma dúvida, ele mesmo deve tomar a iniciativa de procurar seus canais de atendimento, enviando um ticket, e-mail ou mesmo fazendo uma ligação. Claramente, este não é o cenário ideal para um e-commerce que deseja conquistar clientes através do atendimento.

Felizmente, exclusivamente com o chat online, já é possível abordar visitantes na loja virtual da mesma forma que você faria no ambiente físico. Este recurso é conhecido como convite proativo, que nada mais é que uma mensagem personalizada, com o objetivo de atraí-lo para o chat, enviada automaticamente para o visitante enquanto ele acessa sua página.

Muitas vezes, um simples “Olá, posso ajudá-lo?” pode ser a diferença entre uma venda e um carrinho de compras abandonado ou uma venda perdida na página de checkout.

5. Você não está trabalhando com foco no consumidor mobile

Hoje, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis, como apontam as estatísticas da Statista. No Brasil, uma pesquisa do Mundo do Marketing aponta que, em 2018, e-commerces de móveis, multicategoria e moda tiveram 46,7%, 42,39% e 37,41% de suas vendas feitas pelo mobile, respectivamente.

Levando estes dados em consideração,está na hora de se perguntar como sua empresa está atendendo o consumidor mobile. Tanto a página do seu e-commerce quanto seus canais de atendimento devem ser compatíveis com os dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Além disso, não é difícil reconhecer o porquê do chat online ser o meio de atendimento preferido pelo consumidor mobile, considerando a popularidade dos aplicativos mensageiros e como eles já são amplamente utilizados em nosso dia a dia.

Não perca mais oportunidades!

E então, conseguiu identificar em seu e-commerce algum dos sinais apresentados? Se a resposta for sim, está na hora de investir em um chat online para sua loja virtual e começar imediatamente a trabalhar com excelência no atendimento ao cliente.

Para isso, não deixe de conhecer o JivoChat, uma solução omnichannel de atendimento que conta com todos os recursos que seu e-commerce precisa para ser realmente capaz de conquistar clientes. Ofereça agora mesmo atendimento personalizado através de uma plataforma de qualidade e, especialmente para lojas da minestore, o Jivo pode ser integrado facilmente!

Este conteúdo é um guestpost e foi produzido pela equipe Jivochat.