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Como usar o Vine para promover sua loja virtual

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Keslen Deléo

Keslen Deléo

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Mais de um em cada três lojistas usam o Vine (aquele app de microvídeos) em suas campanhas de marketing – para mostrar produtos, entreter, construir a marca e até mesmo para oferecer atendimento ao consumidor. Agora, o Instagram também suporta microvídeos, então você pode usar essas dicas caso sua lojinha esteja no Insta também :)

Para mostrar seus produtos

Fazer vídeos pro Vine (ou pro Instagram) é bem fácil com qualquer smartphone. Para mostrar seus produtos, você pode fazer vídeos com imagens 360º, ou vários produtos da mesma categoria juntos, enfim… as possibilidades são imensas!
Dá uma olhada no exemplo da Net-A-Porter, loja de vestuário, mostrando seus sapatos:

E, em outro vídeo aqui, mostrando a coleção de bolsas. O legal dos microvídeos é que você pode mostrar como os produtos são versáteis:

Se o vídeo ficar super sensacional, você pode usá-lo até na página do produto em sua loja virtual.

Para entretenimento e informação

Tem uma coisa com esses vídeos que torna eles meio hipnotizantes. Como fica repetindo o tempo todo, é um ótimo jeito de expor a marca a novos clientes (e entretê-los, de modo que fiquem olhando pra tela por meia hora. vai pensando na mensagem subliminar, hein). Além disso, servem pra dar informações bem úteis. A Nordstrom, que vende roupas, publicou um vídeo mostrando como fazer um nó de gravata. Deu vários likes só no Vine, e ainda foi compartilhado em outras redes sociais.

Vídeos assim podem ser postados nas outras redes sociais e colocados nas páginas dos produtos. A Threadless, especializada em camisetas (que todo mundo pode desenhar e tal) posta bastante no Vine. Aqui, eles fizeram um vídeo (bem engraçadinho) pra divulgar uma camiseta do Hulk:

**Para posicionamento de marca** 

Principalmente para o e-commerce, o Vine é uma boa alternativa para posicionar sua marca, principalmente porque dá uma boa ideia aos consumidores de qual é sua filosofia e em que você acredita (essa parte importante da marca). Aí, os lojistas podem mandar sua mensagem especial para o mundo. A Threadless, por exemplo, quer atingir a juventude. Aí, eles fizeram um vídeo de dois funcionários andando de skate na fábrica. Pra mostrar que eles se preocupam com a juventude, com o skate e com esses valores etc. etc.

Outro bom exemplo é a American Apparel. Eles são bem conhecidos por produzirem todas as roupas que vendem nos Estados Unidos (sem terceirizar tudo pra China e Taiwan). No Vine, eles mostram direto as fábricas em Los Angeles, pra lembrar todo mundo de onde vem a força de trabalho da empresa.

Além de focar em produtos feitos-nos-EUA, eles também são bem envolvidos com política e com assuntos importantes para seus clientes. Recentemente, eles postaram um vídeo da Jennifer Kessy, atleta olímpica, defendendo o Princípio Seis do Estatuto Olímpico, que diz que toda forma de discriminação é imcompatível com esse movimento (por causa da polêmica das restrições que a Rússia fez aos homossexuais de sua equipe olímpica).

Para envolver os clientes** **

Como todas as outras mídias sociais, dá pra usar esses microvídeos para engajar os clientes (e potenciais clientes). É legal fazer, inclusive, concursos que envolvam as pessoas postando coisas com hashtags. A Asos, logo no começo do Vine, pediu aos clientes que postassem vídeos deles abrindo as caixas de compras com a hashtag #ASOSUnbox.

E quem é que não ama postar as compras que acabou de receber, né? Ideia ótima pra e-commerce! Além de pedir, assim como a Asos, dá pra oferecer bônus e descontos. Ações promocionais não têm fim. 

Para atendimento ao consumidor

O formato de microvídeos é muito bom para responder FAQs e dar pequenas dicas que sirvam pra todo mundo. Aqui, tem um exemplo da Net-A-Porter apresentando o app mobile e como usá-lo:

No e-commerce, dá para mostrar como fazer pedidos ou acompanhá-los.

Fonte: http://bit.ly/1kyvF7K