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5 formas de melhorar os resultados da sua loja virtual

Chegou a hora do próximo passo no seu negócio para melhorar os resultados de venda. Como? Selecionamos 5 pontos para aplicar na sua loja virtual.

Redação

Redação

O momento atual é incrível para o mercado de venda online. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro cresceu 15% em 2018, com faturamento de R$ 69 bilhões e mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais.

Para 2019, a expectativa é que sejam 265 milhões pedidos efetuados e que o número de lojas virtuais chegue a 87 mil, com destaque para as micro e pequenas empresas, que terão uma participação maior na receita.

Sua loja online já está no ar e você quer aproveitar esse momento do mercado para vender ainda mais? Confira 5 dicas que preparamos no post de hoje!

1. Invista em divulgação - paga!

Se você já tem seu e-commerce há algum tempo, com certeza já trabalha a presença da sua marca nas redes sociais e na divulgação da sua loja virtual.

Agora, se você ainda não anuncia nesses canais, esse pode ser o próximo passo para a sua empresa. Investir em marketing não deve ser entendido como algo feito apenas por grandes empresas. E sim, você deve entender esses custo como um investimento, não um gasto. Afinal, com campanhas bem configuradas a divulgação em mídia paga trazem retorno para a sua marca e não prejuízo.

Por isso, contratar um profissional especializado pode ser melhor opção se você não domina o tema. Ou então, se decidir fazer por conta própria, estude e leia sempre sobre essas ferramentas, já que os mecanismos de anúncios são extremamente dinâmicos.

2. Reveja seu processo comercial e de atendimento

Que o atendimento no pré e pós venda faz toda a diferença na hora da decisão de compra e fidelização dos clientes todo mundo já sabe.

Então, rever os processos de atendimento, os pontos de contato com o consumidor e o processo comercial como um todo pode ser uma forma interessante de entender como a experiência de compra na sua loja funciona hoje e uma oportunidade de rever ou adicionar alguns ganchos ao longo da jornada de compras.

3. Desenvolva novos produtos

Se seu e-commerce já tem bons resultados de venda, mas você quer melhorá-los para atingir metas mais ousadas e desafiadoras, investir em novidades é algo necessário.
Afinal, conquistas maiores normalmente estão atreladas a mudanças.

Para isso, estude as necessidades do mercado, os interesses da sua persona, a viabilidade e impacto do desenvolvimento desses novos produtos no seu negócio e trace um plano de ação para criar e divulgar esses novos produtos.

Se não for o momento para desenvolver de novos produtos, você pode também utilizar os produtos que você já tem e vende e apresentá-los ao público de outra forma, o que já pode aquecer as suas vendas com esse apelo de “novidade”. Por exemplo, você pode agrupar os produtos em kits e vendê-los com um preço mais em conta ou investir no modelo de vendas recorrentes, oferecendo produtos que você já tem em estoque em um clube de assinaturas com uma frequência de entregas.

Leia mais sobre esse assunto: Como transformar uma venda simples em venda recorrente?

4. Explore outros canais de venda

Pode ser que você tenha iniciado as vendas com uma loja física e que a loja virtual já seja um segundo canal de venda dos seus produtos. Mas existem ainda muitas possibilidades de expor e vender seus produtos hoje na internet.

Uma forma de fazer isso é utilizar as ferramentas de “shopping” disponibilizadas por plataformas como Facebook, Instagram e Google. Essas três plataformas já oferecem funções pensadas para os lojistas virtuais e que estimulam o consumo em ambientes amplamente utilizados pelos consumidores.

Você pode entender melhor como cada uma delas funciona e como integrar com a sua loja virtual nos nossos artigos específicos sobre os temas:

5. Avalie se a plataforma da sua loja é a melhor opção

É claro que o sucesso de uma loja virtual depende muito do nicho de mercado e da gestão de negócio por trás da vitrine que vemos online. Porém, contar com uma plataforma que se mantém atualizada e que investe em integrações interessantes para os lojistas também pode impactar diretamente as vendas.

Avalie se a plataforma que você utiliza te ajuda a vender mais, ou acaba travando muitas das ideias que você tem por não suportar o que você quer fazer com a sua loja virtual.

Se você nunca parou para pensar nisso, uma forma de melhorar os resultados de venda pode ser explorar a plataforma que você utiliza para conhecer as integrações disponíveis. Nós já abordamos esse ponto aqui no blog no artigo “6 funcionalidades que vão fazer seu e-commerce crescer”.

Agora, se ao fazer a reflexão acima você se der conta de que a resposta está mais próxima da segunda opção, aí pode ser o momento de pesquisar uma nova opção de plataforma que permita o crescimento da sua loja sem amarrar.

E então, quais caminhos vai seguir para tornar os resultados com a sua loja virtual ainda melhores? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Será que a plataforma que você utiliza é a ideal para seu negócio?

Chegou a hora de escolher uma nova plataforma de e-commerce?