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5 dicas de marketing no Instagram para lojas virtuais

Acredita que pode explorar melhor o Instagram para vendas? Confira 5 dicas para transformar a imagem da sua loja virtual nessa rede social.

Redação

Redação

Ter um perfil no Instagram já é algo com que as empresas se preocupam, afinal, esse é um ótimo canal para fortalecer o posicionamento da marca, divulgar os produtos, atrair mais consumidores e, com as ferramentas disponíveis hoje, até mesmo fechar vendas.

Mas como fazer com que a sua loja se destaque das demais nas redes sociais? Qual o segredo que algumas marcas têm para alcançar consumidores apaixonados pelo que elas têm a oferecer?

No post de hoje preparamos 5 dicas que vão te ajudar a potencializar o marketing da sua marca nesse canal tão presente no nosso dia a dia.

Marketing no Instagram para Lojas Virtuais

Antes de mais nada, você precisa sempre lembrar que, para planejar as estratégias de marketing da sua marca, precisa pensar com quem irá se comunicar. O foco deve estar sempre no consumidor e não exatamente na sua marca.

Por isso, na hora de pensar nas estratégias, pense no tipo de conteúdo esse consumidor estaria interessado em acompanhar no perfil da sua marca. Qual o benefício para as pessoas que acompanharem seu conteúdo? O que você tem proporcionado para os seus seguidores? Mantenha isso de maneira sempre clara em sua cabeça.

Não se esqueça também que o perfil no Instagram é uma vitrine para a sua marca. Ele deve refletir profissionalismo e estar com as configurações básicas já ajustadas.

Na biografia, é sempre importante colocar contato (se tiver um whatsapp para tirar dúvidas, funciona muito bem), e-mail, se entrega em todo Brasil e as condições de pagamento. Você pode personalizar de acordo com o tipo de linguagem que você quer que sua marca utilize.

Essa é a imagem que as pessoas vão associar quando pensarem na sua loja.
Quanto mais personalizado seu perfil ficar, mais tranquilidade as pessoas vão ter em seguir sua marca e comprar de você.

Com isso em mente, vamos às dicas práticas para você transformar o marketing no Instagram da sua loja virtual:

1. Profissionalize seu perfil utilizando o Instagram Business

Ter um perfil para sua marca não é a mesma coisa que manter um perfil pessoal.

Por isso, profissionalizar a conta da sua loja virtual é fundamental. E o Instagram oferece ótimas funcionalidades para as marcas que utilizam a plataforma através do Instagram Business.

E por que mudar essa configuração faz tanta diferença? Porque utilizando essa funcionalidade, que foi pensada e projetada para empresários, você não fica refém apenas das métricas mais superficiais como quantidade de seguidores e likes. A funcionalidade também permite acompanhar outros dados relevantes para entender como está o desempenho do perfil da sua marca na rede social, além de oferecer dados dos seus seguidores, o que também ajudará a entender quem é o consumidor da sua marca.

Com ela, você também pode oferecer ao consumidor canais diretos de contato através do perfil e fazer a administração de anúncios. Quando você tem resultados mensuráveis, fica mais claro o que funciona ou não.

Para alterar um perfil comum para um perfil empresarial, basta acessar o usuário da sua marca, ir até as configurações e selecionar “Alternar para o perfil de negócios”. O próprio Instagram irá te direcionar em relação aos próximos passos.

2. Explore diversidade no conteúdo publicado

O Instagram é por essência uma ferramenta extremamente visual. Afinal o foco está na publicação de fotos e vídeos. Portanto, é necessário trabalhar muito bem na qualidade visual e unidade da sua comunicação ali.

Você, como dono de uma loja virtual, ainda tem um fator extra: seus seguidores precisam ser “encantados” pela qualidade do seu produto. Portanto, você não tem outra opção além de publicar imagens fantásticas.

Invista em boas fotos e fuja do óbvio. Publique também conteúdos em vídeos, já que esse é um formato mais dinâmico e muito bem aceito pelos usuários dessa rede social.

Mais uma vez: essa é uma vitrine da sua marca. Fará diferença para o marketing no Instagram da sua loja virtual ter uma unidade e identidade. É interessante fazer com que as pessoas saibam que uma publicação pertence à sua marca, assim que baterem o olho nela.

Não fique preso também às publicações apenas no feed. O Instagram oferece muitos outros espaços para conteúdo e que são muito interessantes como ferramenta de marketing - como o Stories e o IG TV. Em um ambiente tão dinâmico e mutável como o Instagram, faz muita diferença estar atento às mudanças e novidades e saber utilizá-las a favor da sua marca.

Você pode gostar de ler também - Como usar o Instagram Stories no seu e-commerce

3. Cuide da frequência das publicações

Muitas lojas virtuais publicam dezenas de fotos todos os dias, na expectativa de que isso realmente faça com que as vendas dobrem ou tripliquem. Será que essa é uma boa atitude? O Instagram é uma rede social muito dinâmica e focada em momentos. Por esse motivo, manter o perfil atualizado é fundamental. Mas exagerar também não é a saída.

Leve em consideração também que outros detalhes fazem diferença no alcance das suas publicações, como o horário de postagem. Publicar na hora em que o seu público-alvo está mais engajado pode ser o que falta para fazer algumas vendas extras no seu dia. Existem ferramentas externas ao Instagram que podem te ajudar com isso, como a SimplyMeasured.

Faça testes e entenda o que funciona melhor na prática.

4. Invista em mídia paga

A visibilidade das publicações nos leva ao assunto publicidade no Instagram.
A publicidade faz parte dos canais de comunicação e quando falamos em marketing digital isso não é diferente.

Você pode melhorar o alcance das suas publicações investindo em diversos formatos de anúncios no Instagram. Essa é uma forma de impactar usuários que já tiveram algum tipo de contato com a sua marca, que estão interessados no seu nicho de mercado ou que já acompanham as publicações de outras marcas similares.

Também é um caminho para criar ganchos para quem já acompanha suas publicações, facilitando o direcionamento para o seu e-commerce e aproximando assim a venda… Diferentes formatos de anúncios também podem ser explorados em campanhas mais específicas, como lançamento de produtos e datas comerciais.

As possibilidades são muitas e, quando bem feitas, as campanhas pagas no Instagram podem trazer um retorno de investimento muito interessante para a marca.

5. Faça uso das hashtags

As hashtags são utilizadas pelos usuários de forma muito natural dentro do Instagram. Elas são um caminho para busca por conteúdo relacionado, criam senso de comunidade, estimulam a interação do público e trazem novos usuários até as publicações do perfil da sua marca. Portanto, esse é mais um recurso que você deve explorar na hora de trabalhar o marketing da sua empresa nesta rede social.

É importante levar alguns cuidados em consideração na hora de usá-las, como escolher hashtags claras e não muito longas, que já sejam exploradas pelo seu público, mas que fujam de termos muito abrangentes e genéricos.

Pronto para implementar essas mudanças no marketing da sua loja?

O Instagram é uma rede social que funciona muito bem para lojas virtuais e para você, não será diferente. Crie o hábito de trabalhar com essas e outras dicas, para aumentar cada vez mais sua base de fãs, o alcance das suas publicações e as vendas através do Instagram.

Estamos falando sobre uma rede social, então lembre-se que a comunicação direta também é muito importante! Interaja com o seu público e dê retornos rápidos e claros para quem procurar a página com alguma dúvida, sugestão ou reclamação.

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