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4 maneiras de usar o Twitter no seu negócio

A Leca Marriot fez esse textinho especialmente para a gente! Responda rápido: qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você escuta falar no Twitter? Se “140 caracteres” foi a

Keslen Deléo

Keslen Deléo

A Leca Marriot fez esse textinho especialmente para a gente!

Responda rápido: qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você escuta falar no Twitter? Se “140 caracteres” foi a sua resposta, está na hora de rever os seus conceitos sobre a rede social do passarinho azul.

Criado há dez anos, o Twitter acumula mais de 40,7 milhões de usuários apenas no Brasil. Ao longo desse período, o serviço teve que se reinventar e hoje oferece uma série de ferramentas para as empresas extrapolarem no quesito criatividade. Periscope, Vine, Moments, videos direto na timeline. O Twitter se define como uma ponte entre o usuário e o conteúdo que ele deseja receber. E se a sua empresa está disposta a oferecer algo relevante para o público, está na hora de considerar o Twitter em sua estratégia de comunicação digital.

Para explorar todo o potencial que a rede possui, é preciso entender como a vida funciona por lá. Existem, basicamente, quatro momentos essenciais no ecossistema do Twitter:

1.Dia a dia

O Twitter é basicamente, um espaço onde as pessoas dividem com outras o que estão fazendo naquele momento. Logo, alguns comportamentos irão se repetir todos os dias. Por exemplo, às 11h é o momento em que as pessoas irão começar a tuitar que estão com fome ou que estão procurando por indicações de lugares para almoçar. Portanto, essa é a melhor hora para você, marca, oferecer seu produto, caso ele atenda às necessidades alimentares. Entendendo truques básicos do comportamento humano, rapidinho você saberá adaptar suas estratégias à situações como essa.

2.Campanhas

Sendo o Twitter um espaço também de publicidade, é possível configurar campanhas de mídia que irão atingir um público segmentado por você para trazer mais visibilidade para a marca. Vale realizar testes com diferentes segmentações de públicos e de ofertas até encontrar aquela que funcione melhor para o seu produto.

3.Live

Uma das principais funções do Twitter é servir como segunda tela dos telespectadores. Grandes eventos como o Oscar ou jogos de futebol são narrados minuto a minuto pelos usuários da rede. Por isso, se a sua marca quiser entrar nessa onda, vale a dica: deixe conteúdos prontos para o momento da transmissão. Por exemplo: em uma final de campeonato, deixe artes bacanas preparadas para o caso de qualquer um dos dois times ganhar. Na hora que o resultado sair, é só publicar junto com a hashtag que a comunidade estiver usando e entrar na conversa.

4.Reativo

Quando você abre um novo canal de comunicação, ouvir o que o consumidor tem a dizer é uma tarefa valiosa e que pode trazer insights, portanto, é bom ficar de olho neles e não ignorar as reações dos consumidores. Se elas forem negativas, é sinal de que você precisa melhorar em algum ponto do seu serviço ou produto. Seja sempre cordial nas respostas e tente não demorar muito tempo para dar algum retorno.

Manter esses quatro aspectos funcionando em sincronia é o que fará com que a sua estratégia no Twitter seja muito mais eficaz.

Até a próxima!

Texto escrito por Leca Marriot. Você pode encontrar a Leca no Twitter como @lecamarriot. Quando não está tuitando (o que é raro), ela é coordenadora de planejamento na G/PAC, agência de comunicação integrada em Curitiba.